domingo, 24 de maio de 2009

Ciranda de Pedra é uma novela de Alcides Nogueira, baseada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, e se passa na década de 50, em São Paulo. Para representar essa “ciranda”, bailarinas trajadas de época dançam alegremente de mãos dadas em rodas coreografadas. Embora as cirandas de pessoas apresentem uma aplicação óbvia, os desenhos formados por elas não foram tão óbvios assim e se mostraram bastante interessantes. Ao fundo, fotos em sépia de São Paulo da época para lembrar o contexto. Foi utilizado também um efeito de neblina para evidenciar um certo clima de sonho e nostalgia.
Não se pode deixar de falar da música “Como se fora brincadeira de roda”, de Elis Regina. Ela faz toda a diferença pra o clima lúdico e empolgante.




Ciranda de Pedra é a segunda novela da emissora com o mesmo titulo e baseada no mesmo romance. Porém, este não é um remake. Isso se reflete também nas diferenças entre os dois logotipos, a de 1981 e a de 2008. Na primeira utilizou-se um maior trabalho tipográfico com uma fonte clasica simbolizando um (a letra c) como uma lua. Já a assinatura atual, embora com uma tipografia classica, porem, com uma presença de cores mais claras e leves em contraste com a imponência do 3D utlizado na palavra ''ciranda''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário